Inspirada em seu
projeto de vida.

Planejamento financeiro: o ano está acabando, você cumpriu suas promessas?

Se a resposta for não, confira essas dicas simples, para organizar o planejamento financeiro com foco no ano que vem

Provavelmente a resposta para a pergunta que dá título a esta matéria seja não! Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar no controle do orçamento para o ano que vem, e se possível, comece a colocar o planejamento financeiro em prática desde já.

  • Faça uma economia automática: agende transferências de dinheiro da sua conta corrente para uma conta de corretora, por exemplo, a cada mês e ter dinheiro depositado diretamente do seu salário em contas direcionadas a investimentos. Começar, a poupar mesmo que seja pouco, é essencial;
  • Verifique as taxas: elimine taxas desnecessárias do seu orçamento. Caso esteja pagando uma taxa mensal ao seu banco por uma conta corrente ou cartão de crédito, considere negociar ou abrir uma conta sem taxas (atualmente há várias no mercado). O mesmo vale para os cartões de crédito; 
  • Invista em imóveis: com a taxa Selic em queda, especialistas asseguram ser um bom momento para investir em imóveis. O cenário econômico atual torna a opção ainda mais vantajosa. Em função dos baixos rendimentos de aplicações de renda fixa, aplicar as reservas financeiras em imóveis pode ser uma saída, já que existe a previsão de alta nos preços em decorrência das frequentes reduções da taxa básica de juros. 
  • Escolha um gasto para reduzir drasticamente: Para que a escolha se torne mais fácil, é necessário fazer a seguinte pergunta a si mesmo: “Em que eu estou desperdiçando meu dinheiro?”. Reserve um tempo para analisar suas finanças e descobrir onde estão as áreas mais problemáticas. Uma maneira de fazer isso é classificar suas despesas não essenciais de acordo com o valor gasto. Em seguida, tente reduzir as categorias que compõem a parte superior dessa classificação e ver quanto você economiza.
  • Faça um plano concreto para 2020: Agora é um bom momento para fazer um balanço completo de 2019 e ver onde há espaço para melhorias e como elas devem ser feitas. Talvez esse tenha sido um ano em que as contas de cartão de crédito se acumularam. Tente não utilizar o serviço ou baixar o limite para o próximo ano, por exemplo.

Siga essas dicas para conseguir alcançar seu objetivo, seja qual for, pode ser a compra de um carro ou até uma casa própria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *