Inspirada em seu
projeto de vida.
autoconhecimento

Entenda a importância do autoconhecimento e seus benefícios para o corpo e a mente

Esta situação que estamos passando, por conta da pandemia do Coronavírus, é delicada e afeta nosso estado físico e mental. E é nesses momentos de crises, que percebemos se estamos preparados para lidar com as mudanças. Conhecer a nós mesmos, entender e saber controlar nossas emoções é fundamental.

Investir no autoconhecimento é uma boa maneira de aproveitar o seu tempo livre durante o isolamento social. Poucos se dão conta dos benefícios que simples atitudes como esta podem trazer para a vida. Saber mais sobre nós mesmos nos permite refletir sobre os padrões deixados pelos nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos durante o nosso desenvolvimento pessoal. O objetivo desse processo de autoconhecimento é ampliar a consciência, entender mudanças emocionais, metas, medos e desejos aos quais estamos vulneráveis.

Praticar o autoconhecimento transforma problemas antes insolúveis em questões muito mais simples de serem administradas. As decisões se tornam mais rápidas e fáceis de tomar, promovendo a qualidade de vida.

Por conta dessas vantagens, há quem procure o direcionamento de profissionais e coachings ou práticas saudáveis que auxiliem no equilíbrio entre corpo e mente, como: ioga, meditação e pilates. Confira algumas dicas se você deseja se aprofundar nesse processo!

– Parar e respirar fundo e calmamente por alguns minutos ajuda a equalizar as sensações ao ficar nervoso ou ansioso.

– Procure entender suas emoções e reações aos estímulos da sua vida. Entenda que você tem o poder de controlar seus sentimentos e não o contrário.

– Conheça e aceite seus limites, afinal é impossível agradar a todos.

– Utilize a meditação para se tranquilizar.

– Aprenda a dizer não. Você não é obrigado a fazer coisas que não gosta, apenas para agradar alguém.

Alguns filmes ilustram bem este tema. Anote aí!

– Livre, 2014 – Aventura/Drama

– Na natureza selvagem, 2017 – Aventura/Drama

– Gênio indomável, 1997 – Drama/Cinema Independente

– Encontros e desencontros, 2003 – Romance/Drama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *